Para não se frustrar: descubra o que deve conter em contratos de terceirização logística

Você já parou para se perguntar sobre a importância que dá aos contratos de terceirização da sua empresa? Pois é, eles definem exatamente o que será feito com seu investimento e no caso do setor logístico, esse documento contendo as diretrizes da prestação precisa ser muito bem avaliada para evitar frustrações inesperadas.

Nesse artigo você irá descobrir que o sucesso do seu acordo depende de uma análise criteriosa ao contrato de terceirização do transporte de cargas da sua empresa. Além disso, conheça também o que é preciso conter nesse documento para evitar desconfortos após o fechamento do acordo.

Quer evitar frustrações no contrato de terceirização com seu operador logístico? Saiba como agora!

Como não se frustrar?

Apesar dos riscos, é comum que muitas pessoas não se atentem à leitura de contratos antes de firmar o compromisso através da assinatura. Isso acontece muitas vezes pelo desinteresse em ler cada clausula e também pela incompreensão de algumas determinações.

O fato é que, mesmo sendo cansativo e confuso, ler e entender o que está assinando pode evitar muita dor de cabeça no futuro, afinal, ao assinar um contrato você está garantindo direitos para usufruir de algo, mas também se comprometendo em obedecer algumas diretrizes.

Para não se frustrar após o acordo de serviço logístico fechado, procure entender ponto a ponto o que o contrato estabelece entre a sua empresa e o operador de transporte. Isso evitará desperdício de tempo e dinheiro.

Afinal, o que deve conter em um contrato de terceirização logística?

Com a ascensão da terceirização dos processos logísticos em detrimento aos benefícios que esse investimento promove como, redução de custos, planejamento logístico, otimização dos serviços de armazenagem e entrega, tornou-se necessário estabelecer normas para que esse serviço fosse regularizado legalmente.

Por meio da Lei 11.442/2017, conhecida como Lei do TRC (Transporte Rodoviário de Cargas), foi possível conhecer quais são as responsabilidades das prestadoras de serviço em transporte de mercadorias.

E para que o serviço seja o mais transparente possível, o contrato de terceirização logística precisa estar pautado nessa lei e conter as seguintes informações:

  • Capacidade de prestação do serviço contratado
  • Valor do investimento pelo serviço contratado, de acordo com a moeda corrente no País
  • A descrição do serviço a ser realizado pela transportadora
  • Especificação dos veículos que irão ser utilizados
  • Regras sobre casos de perdas, roubos, furtos
  • Tempo de duração do acordo firmado entre as partes

Como fazer valer o compromisso em contrato?

Está seguro para assinar o contrato? Decidiu fechar o acordo com a empresa transportadora? Agora, procure sempre manter contato com alguém do suporte da operadora logística.

Tente criar uma relação próxima e sempre confira se os compromissos firmados no acordo estão sendo executados. Em caso de corrupção às determinações, procure o setor jurídico do seu negócio e faça valer seus direitos.

Sobre a JEM

A JEM é uma empresa transportadora que valoriza a responsabilidade do contrato de terceirização logística. Com um padrão de transparência qualificado, a empresa vem contribuindo para o sucesso de muitas organizações ao longo de uma década de atuação.

Quer saber como a JEM pode ajudar nas necessidades logísticas do seu negócio? Fale com um de nossos atendentes e descubra mais sobre as vantagens de terceirização do transporte da sua empresa.

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Dúvidas Frequentes

1) A JEM Transportes faz entregas em domicílio?

Não, o foco da JEM é apenas a transferência de base a base.

2) A JEM Transportes, realiza transportes, mudanças?

Não, pois a nossa seguradora não cobre esse tipo de transporte.

3) A JEM Transportes, possui seguro total de qualquer mercadoria?

Não, segue os materiais não acobertados pela seguradora
Medicamento/Vacina/Vitamina; Produto Veterinário; Relógio; Motocicleta; Vaso Porcelana.

4) Posso realizar frete de determinada mercadoria sem a existência de nota fiscal?

Caso o material não tenha nota fiscal e o cliente seja desobrigado de emissão, poderá embarcas sem NF.

6) Quais as regiões e as cidades que a JEM atende?

Em nosso site, na Área de Atuação, é possível visualizar as localidades que atendemos.

7) Onde obtenho informações sobre o histórico de corte e prazo de disponibilidade?

Em contato com o nosso SAC/CML, conseguimos disponibilizar nossa tabela de transit time e horário de corte.

8) Qual a forma de pagamento para não faturados?

Para clientes não faturados, o pagamento pode ser a vista em dinheiro ou débito (débito disponivel somente em nossa MTZ).

9) Como faço para ser cadastrado e obter uma conta para faturamento?

Entrar em contato com o SAC/CML. Será enviado uma ficha cadastral para preenchimento e retorno da mesma com uma cópia do Contrato Social da empresa. Caso a empresa não seja do ramo de transportes ou tenha restriçoes ou orgãoes de proteção de crédito, não será possível a liberação de faturamento e/ou negociação nos fretes, sendo liberado para embarques somente com o pagamento à vista.

10) Tipo de carga que a JEM não atende.

Líquido / Inflamável / Classificado; Armas / Munições; Animais Vivos; Jóias / Pedras Preciosas / Dinheiro / Obra de Arte; Cigarros; Cargas Radioativas ou Nucleares; Casiterita / Estanho / Niquel; Veículos; Combustível; Móveis usados em Geral / Mudança; Material de Construção; Lâmpadas;

11) Qual o horário de atendimento da JEM (SAC, P.A, MTZ – EMBARQUE/RETIRA, P.A. JGR, P.A. GRU)

SAC: Seg. à Sex. - 7h12 às 20h00 / Sáb. - 8h00 às 12h00;
P'a Jaguaré: Seg. à Sex. - 14h00 às 21h00 / Sáb. - 11h00 às 17h00;
P'a Guarulhos: Seg à Sex. - 14h00 às 20h00 / Sáb. - 11h00 às 17h00;
MTZ: Ség à Sex. - 7h00 às 22h00 / Sáb. - 7h00 às 17h00;
Retira: Seg. à Sáb. 7h00 às 22h00;

12) Qual o horário de atendimento das bases?

  • Base
  • AJU
  • ARU
  • BAU
  • BHZ
  • BNU
  • BSB
  • CAC
  • CAW
  • CCM
  • CGR
  • CPQ
  • CWB
  • CXJ
  • FLN
  • FOR
  • GYN
  • IGU
  • IOS
  • ITN
  • JDF
  • JOI
  • JPA
  • LDB
  • MCZ
  • MEA
  • MGF
  • MII
  • MVF
  • NAT
  • NVT
  • PFB
  • POA
  • PPB
  • QVR
  • RAO
  • REC
  • RIO
  • SJK
  • SOD
  • SSA
  • SSZ
  • UBA
  • UDI
  • VAG
  • VDC
  • VIX
  • XAP
  • Horário de atendimento
  • 8h00 as 18h00
  • 8h00 as 18h00
  • 07h00 as 22:00
  • 07h00 as 21h00 / Sábado 07h00 as 12h00
  • 8h00 as 19h00
  • 8h00 as 20h00
  • Localidade atendida por CWB
  • 7h30 as 17h30
  • 8h00 as 12h00 / 13h00 as 18h00
  • 8h00 as 18h00
  • 7h00 as 20h30
  • 06h00 as 22h00 / Sábado 6h00 as 12h00
  • 8h30 as 19h00
  • 08h15 as 20h30
  • 08h00 as 12h00 / 13h00 as 18h00
  • 8h30 as 20h00
  • Localidade atendida por CWB
  • 08h00 as 12h00 / 14h00 as 18h00 e Sábado 08h00 as 11h00
  • Localidade atendida por IOS
  • 8h00 as 18h00
  • 07h00 as 22h00
  • 8h00 as 18h00
  • 08h00 as 12h00 / 13h30 as 19h00
  • 08h00 as 12h00 /14h00 as 18h00 e Sábado 8h00 as 12h00
  • Localidade atendida por CAW
  • Localidade atendida por LDB
  • 7h30 as 18h00
  • Localidade atendida por NAT
  • Segunda a Sábado das 08h00 as 18h00
  • 8h00 as 20h00
  • 7h30 as 12h00 / 13h30 as 18h00
  • 8h00 as 22h00
  • 8h00 as 19h00
  • 8h30 as 18h30
  • 8h00 as 19h00
  • 08h00 as 12h00 /13h00 as 18h00
  • 07h00 as 22h30 e Sábado 8h00 as 13h00
  • 8h30 as 18h50
  • 8h00 as 19h00
  • 08h00 as 18h00 / Sábado das 8h00 as 13h00
  • segunda das 08:00 as 19:30/Terça a Sexta 07h00 as 19h30
  • 07h30 as 19h00
  • 07h00 as 21h00
  • 6h30 as 17h30
  • 8h00 as 12h00 - 14h00 as 18h00
  • 08:00 as 20:30
  • 08:00 as 12:00 /13:00 as 18:00
  • Horário de corte
  • Consulte SAC
  • 18h00
  • 22h00
  • 21h00 / Sábado 12h00
  • 19h00
  • 19h30
  • Consulte SAC
  • 17h30
  • 18h00
  • 18h00
  • 20h30
  • 22h00 / Sábado 12h00
  • 19h00
  • 20h00
  • Consulte SAC
  • 20h00
  • Consulte SAC
  • Consulte SAC
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  • 17h30
  • 20h45
  • Consulte SAC
  • 19h00
  • Consulte SAC
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  • Consulte SAC
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  • 18h30
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  • 22h30 / Sábado 12h00
  • 18h50
  • 19h00
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  • 19h30
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  • 21h00
  • Embarque até as 9h00 disponível no mesmo dia em SÃO
  • 20h30
  • 18h00