Os anos passam e o comportamento do consumidor muda cotidianamente, isso porque as tecnologias e novas possibilidades de consumo tornaram o público mais exigente e despertou necessidades que antes não existiam.
Com isso, as empresas enfrentam um grande desafio que implica diretamente no seu desenvolvimento: a flexibilidade.
O mercado é competitivo, volátil e diariamente é aquecido com inovações e possibilidades inéditas de consumo. Com isso, ser flexível aumenta as chances de espantar para bem longe a temida FALÊNCIA!
No ramo logístico essa flexibilidade deixou de ser importante e passou a ter um caráter essencial, já que por ser constituído de diversos processos para um serviço qualificado, proporcionar uma entrega flexível é um diferencial e tanto para um segmento tão importante à sociedade.
Quer aprender mais sobre flexibilidade logística, seus benefícios e como implantá-la na sua empresa? Vem comigo!
Sabe-se que o serviço logístico é responsável por ações que vão muito além de apenas transportar de um lado para o outro, caminhões carregados de mercadorias. Esse mercado é competente para tratar de armazenamento, controle de qualidade de produtos e matérias-primas além de garantir que as necessidades de prazo e gerenciamento de estoque sejam feitos de maneira adequada.
Sendo assim, um serviço essencial e presente no dia a dia da população, a logística percebeu uma necessidade de atender às novas demandas e exigências do consumidor. É aí que surge a flexibilidade logística, que proporciona uma adaptação eficaz sem grandes impactos ou dificuldades.
Diante de todas essas necessidades de adaptação, o objetivo da flexibilidade logística é tornar o serviço acessível às necessidades do consumidor e diferenciar a empresa transportadora de suas concorrentes. Ao tornar-se flexível, alguns benefícios acrescentam um diferencial e tanto à empresa. Tais como:
Levando em consideração os diversos processos que constituem o serviço logístico, confira algumas maneiras de como inserir na sua empresa esse diferencial e garantir que as necessidades dos seus clientes sejam supridas a tempo.
O primeiro ponto a destacar é o fornecimento de uma variedade de produtos. O consumidor já não busca mais apenas atender uma necessidade pontual. Nos dias atuais ele vai, além disso, desejando encontrar produtos versáteis, personalizáveis e com variedade. Ofereça isso ao seu público!
Como já citado aqui no blog, um negócio não termina no ato da venda. O processo de entrega pode influenciar diretamente a experiência do consumidor com a marca. Por isso, qualificar esse serviço com agilidade e segurança pode tornar a fidelização do consumidor bem mais fácil. Invista no seu serviço de entrega, ela revela a importância do seu cliente para sua empresa, mostrando que ele é muito mais do que cifrões.
Se quiser economizar tempo, dinheiro e esforço, dedique-se ao máximo em seu planejamento estratégico. Faça estudo de mercado, análise da concorrência, necessidade do consumidor, possibilidades de investimento e garanta que a sua empresa tenha uma estratégia impecável e eficaz para os resultados esperados.
Tornar os processos — recebimento, armazenagem, controle e gestão de estoque, despacho e transporte — flexíveis irá otimizar, e muito, os resultados da sua empresa. Para isso, invista em softwares que tornarão essas etapas logísticas facilitadas e seguras. Isso também irá implicar na produtividade e otimização do tempo.
Fazer com que a logística da sua empresa seja flexível pode ser uma tarefa mais fácil do se imagina. Basta ter em mãos disposição para planejar, investir e adequar os processos, e tudo ficará de acordo com as necessidades do mercado.
Aproveite para conferir o nosso material sobre as vantagens de terceirizar o serviço logístico da sua empresa. Basta clicar aqui e conferir como esse investimento pode beneficiar os custos do seu negócio!
A JEM é uma empresa transportadora experiente no mercado logístico brasileiro. Atuando a mais de uma década, a empresa se tornou parceira de diversas marcas e possibilitou o desenvolvimento dessas instituições através da terceirização do transporte de cargas.
Conheça mais sobre a JEM clicando aqui!