Flexibilidade logística: descubra como se destacar no mercado com esse diferencial

Os anos passam e o comportamento do consumidor muda cotidianamente, isso porque as tecnologias e novas possibilidades de consumo tornaram o público mais exigente e despertou necessidades que antes não existiam.

Com isso, as empresas enfrentam um grande desafio que implica diretamente no seu desenvolvimento: a flexibilidade.

O mercado é competitivo, volátil e diariamente é aquecido com inovações e possibilidades inéditas de consumo. Com isso, ser flexível aumenta as chances de espantar para bem longe a temida FALÊNCIA!

No ramo logístico essa flexibilidade deixou de ser importante e passou a ter um caráter essencial, já que por ser constituído de diversos processos para um serviço qualificado, proporcionar uma entrega flexível é um diferencial e tanto para um segmento tão importante à sociedade.

Quer aprender mais sobre flexibilidade logística, seus benefícios e como implantá-la na sua empresa? Vem comigo!

O que é flexibilidade logística?

Sabe-se que o serviço logístico é responsável por ações que vão muito além de apenas transportar de um lado para o outro, caminhões carregados de mercadorias. Esse mercado é competente para tratar de armazenamento, controle de qualidade de produtos e matérias-primas além de garantir que as necessidades de prazo e gerenciamento de estoque sejam feitos de maneira adequada.

Sendo assim, um serviço essencial e presente no dia a dia da população, a logística percebeu uma necessidade de atender às novas demandas e exigências do consumidor. É aí que surge a flexibilidade logística, que proporciona uma adaptação eficaz sem grandes impactos ou dificuldades.

Quais os benefícios da flexibilidade logística?

Diante de todas essas necessidades de adaptação, o objetivo da flexibilidade logística é tornar o serviço acessível às necessidades do consumidor e diferenciar a empresa transportadora de suas concorrentes. Ao tornar-se flexível, alguns benefícios acrescentam um diferencial e tanto à empresa. Tais como:

  • Agilidade de respostas — em situações de emergência é preciso ações positivas imediatas que resolvam os problemas. Ser flexível deu condições para que as transportadoras emitissem respostas ágeis diante de situações imprevistas.
  • Aumento de produtividade — fazer mais em menos tempo é a bola da vez para quem quer se destacar no mercado logístico, e a flexibilização desse serviço tornou isso possível. Produtividade é a missão de todo empreendedor que espera crescer e isso gera resultados exponenciais para a empresa.
  • Otimização de custos — a economia tem seus altos e baixos, e quando o custo do transporte é elevado, é preciso otimizar os custos. Desde manutenção até combustível, flexibilidade logística tornou as transportadoras capazes de qualificar os custos operacionais do serviço de entrega.

Como implantar?

Levando em consideração os diversos processos que constituem o serviço logístico, confira algumas maneiras de como inserir na sua empresa esse diferencial e garantir que as necessidades dos seus clientes sejam supridas a tempo.

  • Variedade de produtos

O primeiro ponto a destacar é o fornecimento de uma variedade de produtos. O consumidor já não busca mais apenas atender uma necessidade pontual. Nos dias atuais ele vai, além disso, desejando encontrar produtos versáteis, personalizáveis e com variedade. Ofereça isso ao seu público!

  • Flexibilidade na entrega

Como já citado aqui no blog, um negócio não termina no ato da venda. O processo de entrega pode influenciar diretamente a experiência do consumidor com a marca. Por isso, qualificar esse serviço com agilidade e segurança pode tornar a fidelização do consumidor bem mais fácil. Invista no seu serviço de entrega, ela revela a importância do seu cliente para sua empresa, mostrando que ele é muito mais do que cifrões.

  • Flexibilidade no planejamento

Se quiser economizar tempo, dinheiro e esforço, dedique-se ao máximo em seu planejamento estratégico. Faça estudo de mercado, análise da concorrência, necessidade do consumidor, possibilidades de investimento e garanta que a sua empresa tenha uma estratégia impecável e eficaz para os resultados esperados.

  • Flexibilidade nos processos

Tornar os processos — recebimento, armazenagem, controle e gestão de estoque, despacho e transporte — flexíveis irá otimizar, e muito, os resultados da sua empresa. Para isso, invista em softwares que tornarão essas etapas logísticas facilitadas e seguras. Isso também irá implicar na produtividade e otimização do tempo.

Conclusão

Fazer com que a logística da sua empresa seja flexível pode ser uma tarefa mais fácil do se imagina. Basta ter em mãos disposição para planejar, investir e adequar os processos, e tudo ficará de acordo com as necessidades do mercado.

Aproveite para conferir o nosso material sobre as vantagens de terceirizar o serviço logístico da sua empresa. Basta clicar aqui e conferir como esse investimento pode beneficiar os custos do seu negócio!

Sobre a JEM

A JEM é uma empresa transportadora experiente no mercado logístico brasileiro. Atuando a mais de uma década, a empresa se tornou parceira de diversas marcas e possibilitou o desenvolvimento dessas instituições através da terceirização do transporte de cargas.

Conheça mais sobre a JEM clicando aqui!

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Dúvidas Frequentes

1) A JEM Transportes faz entregas em domicílio?

Não, o foco da JEM é apenas a transferência de base a base.

2) A JEM Transportes, realiza transportes, mudanças?

Não, pois a nossa seguradora não cobre esse tipo de transporte.

3) A JEM Transportes, possui seguro total de qualquer mercadoria?

Não, segue os materiais não acobertados pela seguradora
Medicamento/Vacina/Vitamina; Produto Veterinário; Relógio; Motocicleta; Vaso Porcelana.

4) Posso realizar frete de determinada mercadoria sem a existência de nota fiscal?

Caso o material não tenha nota fiscal e o cliente seja desobrigado de emissão, poderá embarcas sem NF.

6) Quais as regiões e as cidades que a JEM atende?

Em nosso site, na Área de Atuação, é possível visualizar as localidades que atendemos.

7) Onde obtenho informações sobre o histórico de corte e prazo de disponibilidade?

Em contato com o nosso SAC/CML, conseguimos disponibilizar nossa tabela de transit time e horário de corte.

8) Qual a forma de pagamento para não faturados?

Para clientes não faturados, o pagamento pode ser a vista em dinheiro ou débito (débito disponivel somente em nossa MTZ).

9) Como faço para ser cadastrado e obter uma conta para faturamento?

Entrar em contato com o SAC/CML. Será enviado uma ficha cadastral para preenchimento e retorno da mesma com uma cópia do Contrato Social da empresa. Caso a empresa não seja do ramo de transportes ou tenha restriçoes ou orgãoes de proteção de crédito, não será possível a liberação de faturamento e/ou negociação nos fretes, sendo liberado para embarques somente com o pagamento à vista.

10) Tipo de carga que a JEM não atende.

Líquido / Inflamável / Classificado; Armas / Munições; Animais Vivos; Jóias / Pedras Preciosas / Dinheiro / Obra de Arte; Cigarros; Cargas Radioativas ou Nucleares; Casiterita / Estanho / Niquel; Veículos; Combustível; Móveis usados em Geral / Mudança; Material de Construção; Lâmpadas;

11) Qual o horário de atendimento da JEM (SAC, P.A, MTZ – EMBARQUE/RETIRA, P.A. JGR, P.A. GRU)

SAC: Seg. à Sex. - 7h12 às 20h00 / Sáb. - 8h00 às 12h00;
P'a Jaguaré: Seg. à Sex. - 14h00 às 21h00 / Sáb. - 11h00 às 17h00;
P'a Guarulhos: Seg à Sex. - 14h00 às 20h00 / Sáb. - 11h00 às 17h00;
MTZ: Ség à Sex. - 7h00 às 22h00 / Sáb. - 7h00 às 17h00;
Retira: Seg. à Sáb. 7h00 às 22h00;

12) Qual o horário de atendimento das bases?

  • Base
  • AJU
  • ARU
  • BAU
  • BHZ
  • BNU
  • BSB
  • CAC
  • CAW
  • CCM
  • CGR
  • CPQ
  • CWB
  • CXJ
  • FLN
  • FOR
  • GYN
  • IGU
  • IOS
  • ITN
  • JDF
  • JOI
  • JPA
  • LDB
  • MCZ
  • MEA
  • MGF
  • MII
  • MVF
  • NAT
  • NVT
  • PFB
  • POA
  • PPB
  • QVR
  • RAO
  • REC
  • RIO
  • SJK
  • SOD
  • SSA
  • SSZ
  • UBA
  • UDI
  • VAG
  • VDC
  • VIX
  • XAP
  • Horário de atendimento
  • 8h00 as 18h00
  • 8h00 as 18h00
  • 07h00 as 22:00
  • 07h00 as 21h00 / Sábado 07h00 as 12h00
  • 8h00 as 19h00
  • 8h00 as 20h00
  • Localidade atendida por CWB
  • 7h30 as 17h30
  • 8h00 as 12h00 / 13h00 as 18h00
  • 8h00 as 18h00
  • 7h00 as 20h30
  • 06h00 as 22h00 / Sábado 6h00 as 12h00
  • 8h30 as 19h00
  • 08h15 as 20h30
  • 08h00 as 12h00 / 13h00 as 18h00
  • 8h30 as 20h00
  • Localidade atendida por CWB
  • 08h00 as 12h00 / 14h00 as 18h00 e Sábado 08h00 as 11h00
  • Localidade atendida por IOS
  • 8h00 as 18h00
  • 07h00 as 22h00
  • 8h00 as 18h00
  • 08h00 as 12h00 / 13h30 as 19h00
  • 08h00 as 12h00 /14h00 as 18h00 e Sábado 8h00 as 12h00
  • Localidade atendida por CAW
  • Localidade atendida por LDB
  • 7h30 as 18h00
  • Localidade atendida por NAT
  • Segunda a Sábado das 08h00 as 18h00
  • 8h00 as 20h00
  • 7h30 as 12h00 / 13h30 as 18h00
  • 8h00 as 22h00
  • 8h00 as 19h00
  • 8h30 as 18h30
  • 8h00 as 19h00
  • 08h00 as 12h00 /13h00 as 18h00
  • 07h00 as 22h30 e Sábado 8h00 as 13h00
  • 8h30 as 18h50
  • 8h00 as 19h00
  • 08h00 as 18h00 / Sábado das 8h00 as 13h00
  • segunda das 08:00 as 19:30/Terça a Sexta 07h00 as 19h30
  • 07h30 as 19h00
  • 07h00 as 21h00
  • 6h30 as 17h30
  • 8h00 as 12h00 - 14h00 as 18h00
  • 08:00 as 20:30
  • 08:00 as 12:00 /13:00 as 18:00
  • Horário de corte
  • Consulte SAC
  • 18h00
  • 22h00
  • 21h00 / Sábado 12h00
  • 19h00
  • 19h30
  • Consulte SAC
  • 17h30
  • 18h00
  • 18h00
  • 20h30
  • 22h00 / Sábado 12h00
  • 19h00
  • 20h00
  • Consulte SAC
  • 20h00
  • Consulte SAC
  • Consulte SAC
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  • 17h30
  • 20h45
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  • 22h30 / Sábado 12h00
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  • 21h00
  • Embarque até as 9h00 disponível no mesmo dia em SÃO
  • 20h30
  • 18h00